UOL

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Restaurantes: aproveite mais e coma menos.

Emagrecer não significa que você deva se transformar em uma pessoa anti-social. Seja para distrair, encontrar pessoas, comemorar uma data especial ou mesmo para atender ao prazer do paladar, ir eventualmente a um restaurante não compromete uma reeducação alimentar. Além da gastronomia, sabemos que o ambiente, a música, o bom atendimento e a companhia das pessoas também proporcionam sensações prazerosas, às vezes inesquecíveis. Por outro lado, um restaurante é um ambiente propício aos excessos alimentares e, por isso, algumas dicas podem ser úteis.

Nem sempre é possível escolher o tipo de restaurante mas, se puder, evite rodízios onde a oferta insistente acaba resultando em comilança. Restaurantes especializados em comida mineira (e algumas outras culinárias regionais) usam muita gordura no preparo dos alimentos, o que reduz o seu leque de opções. Em buffets self-service à vontade, normalmente se come mais do que em pedidos a la carte devido à tentação de se provar as diversas preparações disponíveis e à facilidade de se repetir o prato.

Você não se aprontou e saiu de casa para comer pão mas, se a cesta de pães estiver na mesa, à sua frente, você acaba comendo. Peça ao garçom para retirá-la ou colocá-la na outra extremidade da mesa.

Além do prato principal, temos ainda a entrada, a bebida e a sobremesa. Ao invés de se preocupar apenas com as calorias de cada acompanhamento, o ideal seria optar por apenas um destes três e comer sem culpa. Se quer saborear a sobremesa, pode dispensar a entrada e beber água mineral ou refrigerante light. Se quiser beber vinho, por que não dispensar a sobremesa? Há pessoas que, dependendo da situação e da companhia, dispensam o prato principal e preferem pedir duas entradas, o vinho e ainda provam a sobremesa.

No prato principal, merecem atenção o preparo dos alimentos e o tamanho das porções. Escolheu massa? Uma coisa é uma massa com molho ao sugo com manjericão, outra coisa é uma massa recheada com molho quatro queijos. Prefere carne? Há muita diferença entre um filet grelhado ao molho de ervas com batata souté e um filet à parmegiana com batata frita. Se você gostou de um prato mas o achou muito calórico, pergunte sobre a possibilidade de mudar o preparo ou o acompanhamento.

Em alguns restaurantes, o prato individual é bem generoso e atende a duas pessoas. Informe-se com o garçom. Se achar que foi pouco, você poderá pedir um segundo prato. Se você já sabe que uma porção será muito, peça para servir a metade e já embalar o restante para levar para casa. Se ficar tudo em cima da mesa, acabará comendo mais, mesmo sem vontade.
Sempre é bom lembrar que bebidas alcoólicas também possuem calorias. Quando optar por um vinho ou champanhe, lembre-se de pedir água para acompanhar e procure deixá-la mais próxima de você.

Se quiser sobremesa, veja se alguém quer dividir com você. Como possui sabor marcante, a melhor parte da sobremesa está nas duas primeiras colheres.

Como você pode ver, o sucesso de um emagrecimento saudável é baseado em escolhas saudáveis. Faça boas escolhas e certamente colherá bons resultados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário