UOL

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dieta balanceada

 

O corpo humano precisa de mais de quarenta nutrientes diferentes para funcionar de maneira apropriada. O conceito de dieta balanceada estabelece que consumindo vários alimentos com moderação é possível obter todos os ingredientes necessários ao desenvolvimento dos tecidos, à regularização dos processos metabólicos e ao fornecimento adequados de energia para o controle do peso. Você deve consultar as DRIs para saber quais os nutrientes essenciais e a energia alimentar adequada para obter um peso corporal saudável.
Embora todos precisem de nutrientes essenciais e de energia, as proporções diferem conforme a fase da vida. A criança tem necessidades diferentes das do avô, e a gestante ou lactante tem necessidades distintas das de sua filha adolescente. As necessidades também variam conforme o sexo, sobretudo no que tange a quantidade de ferro na dieta. Além disso variações individuais do estilo de vida podem determinar diferentes exigências de nutrientes. Um corredor de longa distância em treinamento para uma maratona tem necessidades nutricionais um tanto diferentes das de um sedentário. O indivíduo que tenta perder peso precisa equilibrar a s perdas calóricas com a adequação de nutrientes. O indivíduo diabético precisa de um plano nutricional rígido para uma dieta balanceada. Assim há inúmeras condições que podem influenciar as necessidades de  nutrientes e o conceito de dieta balanceada.
A oferta de alimentos nos Estados Unidos é extremamente rica, e a maioria dos indivíduos que têm uma alimentação variada recebe nutrientes em quantidade adequada. Entretanto parece haver uma preocupação em relação à alimentação de muitos norte-americanos devido ao fato de consumirem quantidades excessivas de produtos processados. Isso pode ser verdade, uma vez que o processamento inadequado pode levar a uja diminuição dos principais nutrientes e à adição de ingredientes pouco nutritivos e com elevada taxa calórica, tais como gordura e açúcar.
Uma dieta desbalanceada se deve não à falta de alimentos apropriados, mas à nossa opção alimentar. Para melhorar nossos hábitos precisamos aprender a escolher melhor os alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário