UOL

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bebidas alcoólicas e emagrecimento.

Ingerir algumas doses de bebida alcoólica em um happy hour ou em uma festa com os amigos pode parecer inofensivo, mas para quem deseja emagrecer pode se tornar um grande problema. As bebidas - principalmente as destiladas - possuem um alto valor calórico e podem colocar em risco todo um programa de perda de peso. Lembre-se: para não abdicar das coisas que gosta, basta fazer algumas pequenas mudanças que irão garantir grandes resultados.

Muitas pessoas não levam em consideração o valor calórico das bebidas porque é algo que não precisam mastigar. Cada grama de álcool possui 7 calorias, bem mais que o carboidrato e a proteína que fornecem 4 calorias por grama. Para se ter uma idéia, cada tulipa de chope contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês! Para visualizar melhor, imagine só quantos “pãezinhos” você consome em uma noite em um bar ou numa festa. Veja abaixo as calorias de algumas bebidas:


Bebidas Calorias
Cerveja - lata 355 ml                         150 cal
Chopp - tulipa 300 ml                         130 cal
Cerveja light ou sem álcool 300 ml                           75 cal
Caipirinha com açúcar 100 ml                         250 cal
Caipirinha com adoçante 100 ml                         170 cal
Cachaça 50 ml                         115 cal
Batida com leite condensado 200ml                         350 cal
Champanhe - taça 125 ml                           80 cal
Cuba libre com Coca Light                           80 cal
Licor 30 ml                         110 cal
Orloff Ice 290 ml                        190 cal
Saquê 100 ml                        130 cal
Uísque 50 ml                        120 cal
Vinho tinto/branco doce 150 ml                        210 cal
Vinho tinto/branco seco 150 ml                        130 cal
Vodka 50 ml                        120 cal

Quando se fala em bebidas alcoólicas e reeducação alimentar, temos que lembrar de quatro dicas essenciais: moderar, substituir, intercalar e diluir.

Moderar: A bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação, esteja você em um processo de emagrecimento ou não. O álcool é uma substância psicoativa com potencial de causar dependência. Embora quantidades pequenas de álcool podem até ser benéficas para a saúde, seu uso frequente e excessivo causam doenças gástricas, nutricionais, neurológicas e hepáticas.

Substituir: Em coquetéis em que é adicionado o açúcar o agravante é ainda maior para quem está em controle alimentar O ideal é substituí-lo por adoçante. Evite acrescentar leite condensado às batidas, pois é rico em açúcar e gordura. Troque por iogurte desnatado: também fica gostoso e com muitas calorias a menos.

Intercalar: tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de começar a bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com esta bebida. Se a intenção é aproveitar os efeitos benéficos do vinho, sempre que possível, substitua-o pelo suco de uva natural. Ele proporcionará o mesmo efeito protetor sobre o coração. Se você tem o costume de beber vinho diariamente, use o suco de uva em dias alternados. Já é um ótimo começo.

Diluir: Use gelo para diluir o uísque ou a caipirinha. Coquetéis mais leves como o mojito (rum, sprite zero, hortelã e limão), cuba libre (rum, coca light e limão) e até mesmo uma mistura de clubsoda e meia taça de vinho também são boas opções.

Usar a criatividade pode ajudar a perder peso sem abrir mão dos hábitos prazerosos. Com bom senso, você verá que é capaz de freqüentar festas, jantar fora e sair para um encontro com os amigos sem colocar em risco todo um programa de perda de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário